Parque Biológico de Vinhais

O Parque Biológico de Vinhais é um equipamento público instalado, pela Câmara Municipal de Vinhais, em pleno Parque Natural de Montesinho, mais precisamente no antigo viveiro florestal da Vidoeira, em Prada, na Freguesia de Vila Verde a escassos 3km da Vila de Vinhais.

O projeto do Parque Biológico de Vinhais foi pioneiro no que diz respeito à região de Trás-os-Montes, foi inaugurado a 16 de maio de 2008, e tem como principais objetivos:

  • Divulgação da Natureza e da Paisagem do Parque Natural de Montesinho;
  • Educação Ambiental;
  • Conservação da Natureza e da Biodiversidade;
  • Ecoturismo.

O Parque dispõe de um leque de atividades que são programadas para dois tipos de público:

  • Escolar – este com um caráter mais técnico e científico de acordo com o plano curricular;
  • Público em geral – mais lúdico, mas sempre vincando a importância de honrar a natureza.

Num percurso de aproximadamente 1km o visitante poderá ter a oportunidade de visualizar as cerca de 30 espécies de animais, é importante referir que todos os animais selvagens são provenientes de centros de recuperação, pois não reuniam as condições ideais para serem libertados no seu habitat natural, e os restantes resultaram de permutas com outros Parques.

Além que dispõe de uma enorme diversidade de plantas assim como de três centros interpretativos: O Núcleo Vida de Lobo; O Centro Micológico; O Centro Interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas.

Paralelamente à área de visitação, foi construído um Parque de Campismo, onde possuímos treze equipamentos edificados em madeira, que vão desde a tipologia T0 até à T4, conseguindo alojar 48 pessoas. Todas estas casas foram projetadas e edificadas tendo em conta a sua localização geográfica, não afetando nem chocando com a natureza.

Nesta área existe, também, um espaço para autocaravanas e para tendas.

Além destes equipamentos, possui a 3km do Parque Biológico de Vinhais, na aldeia de Rio de Fornos, uma hospedaria, como capacidade para 50 pessoas, distribuídas por 4 camaratas e 2 quartos.

Todos estes hóspedes podem usufruir gratuitamente de uma piscina biológica, única na nossa região.

Para que todos os nossos visitantes/hóspedes consigam passar os seus dias de descanso, em perfeita comunhão com a natureza, o Parque Biológico de Vinhais dispõe de um variadíssimo leque de atividades.

A constante evolução é, no nosso entender, a chave para o sucesso, pois o visitante que repete a sua estada tem sempre algo de novo para poder ver/apreciar, o que os deixa bastante satisfeitos e motivados a repetir.

Alojamento

Os Bungalows/Pod’s de madeira existentes no PBV e em pleno Parque Natural de Montesinho são encantadoras casas de madeira individuais, havendo em diferentes tipologias, nomeadamente T0, T1, T2, T3 e T4.

As nossas lembranças

Para lembrança da sua visita ou souvenir para os seus familiares e amigos, dispomos de uma vasta escolha de produtos regionais e locais.

Como Chegar

Nada melhor do que o GPS para vir até nós.

41.858575

-6.987627